Alimentação pré e pós treino

Marcadores:

Segundo a nutricionista Mônica Forte, especialista em bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição desportiva pela Universidade de Campinas (Unicamp), seja para o praticante de atividade física seja para pessoas sedentárias, o ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia, com intervalo máximo de três horas entre elas. "Para os praticantes de corrida, também é importante acrescentar uma refeição pré e pós-treino", salienta a nutricionista.



Mônica explica que o nosso organismo funciona melhor e produz mais energia quando recebe o aporte vindo dos alimentos em curtos períodos de tempo. "Quando há privação de comida, isto é, o jejum prolongado, o corpo utiliza o músculo para ter energia (perda de massa magra) e armazena gordura quando lhe for ofertado qualquer alimento. Esse desequilíbrio é muito prejudicial para o organismo, tanto para a saúde quanto para o rendimento esportivo", adverte.



O ideal, portanto, é dividir as refeições em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia opcional. As grandes ou principais (café da manhã, almoço e jantar) devem conter todos os três grupos de alimentos: carboidratos (pão, torrada, cereal, arroz, macarrão, batata); proteínas (leite e derivados, carne, frango, ovo, peixe e leguminosas - feijões, soja, lentilha, grão de bico); vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes). "Já as refeições intermediárias são menores. Então um lanche pequeno é suficiente. Ele pode conter frutas, frutas secas, castanhas, barras de cereal, cookies integrais, torradas e iogurte", comenta a nutricionista.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/atletismo/corrida-de-rua/nutricao-e-hidratacao/veja-o-cardapio-ideal-para-o-pre-e-o-pos-treino-de-corrida,5f0882e68e8aa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Atletas Urbanos © 2012 | Designed by Meingames and Bubble shooter